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Submissão de Trabalhos

Atualizado em 11/08/16 09:24.

O prazo de submissão de trabalhos do CBEm5 foi alterado para 22/07/2016.

 

Passo a passo para submissão de trabalho no CBEm5

 

1- Todos os autores de um trabalho devem fazer a inscrição no evento. Façam suas inscrições clique aqui.

2-Para envio do trabalho, primeiramente, o autor principal deve preencher o seguinte formulário: http://goo.gl/forms/0aE0TmT1YV

3-Após o preenchimento, o trabalho completo (versões cega e identificada) deve ser enviado, exclusivamente, para o seguinte email: cientificacbem5@gmail.com. A Comissão Científica enviará um email confirmando o recebimento dos arquivos.

4- Para que o trabalho seja enviado para avaliação, é necessário que todos os autores paguem a taxa de inscrição, até 22/07/2016.

 

 

Acesse as normas de submissão de trabalhos aqui

 

 

Normas para submissão de trabalhos

 

Comissão Científica do 5o CBEm

1. Normas gerais para todos os trabalhos

Os trabalhos a serem submetidos para o 5o CBEm devem obedecer às seguintes normas:

-          As modalidades para apresentação de trabalhos são: Pôster, Comunicação Científica e Relato de Experiência.

-          A aceitação do trabalho para apresentação durante o evento, bem como sua publicação nos Anais, está condicionada ao parecer feito pelo corpo de pesquisadores responsáveis pela avaliação dos trabalhos e coordenados pela Comissão Científica do 5o CBEm.

-          Para que o trabalho seja enviado para avaliação, é necessário que todos os autores paguem a taxa de inscrição, até 22/07/2016.

-          Cada taxa de inscrição paga por um autor permite que ele apresente, no máximo, 3 (três) trabalhos: um como autor principal e dois como co-autores.

-          Receberão certificados de apresentação de trabalhos somente os autores que comparecem para apresentá-lo.

-          Cada trabalho pode ter, no máximo, até 4 (quatro) autores.

-          O prazo para envio de recursos pelos autores de trabalhos não aprovados será de até 72 horas após o recebimento do resultado. Os recursos deverão ser enviados para o e-mail: cientificacbem5@gmail.com.

-          Os trabalhos submetidos ao evento devem ter estrita relação com o Grupo de Trabalho escolhido pelo autor, no ato do envio.

-          Os trabalhos submetidos devem seguir rigorosamente os modelos de trabalhos do evento (templates) que encontram-se em um link ao final dessa página. Trabalhos submetidos fora do padrão serão automaticamente rejeitados pela Comissão Científica, sem análise de mérito científico.

 

 

2. Prazos para submissão dos trabalhos e divulgação dos resultados

Os prazos para submissão e divulgação dos resultados, estão no quadro 1, a seguir.

 

Quadro 1 – Prazos

Período de Submissão

Previsão dos Resultados

De 30/03/2016 até 20/06/2016

01/08/2016

 

 

3. Tema do evento e grupos de trabalho

TEMA: Etnomatemática, Encontro de Saberes e uma Nova Universidade

 

O quadro a seguir apresenta uma breve caracterização de cada Grupo de Trabalho.

 

Quadro 2– Grupos de Trabalho

Grupos de Trabalho

Ementa/Apresentação

GT 1 - Etnomatemática, práticas educativas e formação de professores

Compreende a divulgação de pesquisas ou relatos de experiência que colocam em foco a dimensão educacional da etnomatemática, seja por meio de práticas educativas desenvolvidas em diferentes espaços socioculturais, seja por meio de práticas voltadas à formação de professores.

GT 2 – Fundamentos teóricos e filosóficos da Etnomatemática

Compreende a divulgação de pesquisas ou relatos de experiência que, ao colocarem em foco os fundamentos teóricos e filosóficos da etnomatemática, visam contribuir para o fortalecimento da etnomatemática como campo de pesquisa em permanente construção.

GT 3 – Etnomatemática em diferentes contextos socioculturais

Compreende a divulgação de pesquisas ou relatos de experiência que, por meio das distintas dimensões da etnomatemática, se efetivam em contextos socioculturais de populações indígenas, ribeirinhos, quilombolas, cidadãos do campo, povos da floresta, caiçaras, entre outros.

GT 4 – Metodologia de pesquisa em Etnomatemática

Compreende a divulgação de pesquisas ou relatos de experiência que, ao colocarem em foco a metodologia de pesquisa em etnomatemática, buscam fortalecer diretrizes éticas, compromisso social e o encontro dialógico entre todos os sujeitos que participam do processo investigativo.

Fonte: Elaboração própria da Comissão Científica

 

4. Formatação dos trabalhos, para as três modalidades de envio

O texto dos trabalhos, tanto na modalidade Pôster, Relato de Experiência e Comunicação Científica, deve ser elaborado em Word for Windows (extensão .doc ou docx), atendendo às seguintes especificações de formatação e composição:

-          Título: Fonte Times New Roman, tamanho 16, em negrito, espaçamento 1,5 linha, centralizado. 

-          Nome(s) do(s) autor(es): Fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 linha, alinhado à direita, não negritado. Para cada autor, inserir nota de rodapé, constando os seguintes dados: Instituição a que está vinculado (SIGLA), cidade, estado e país, agência de fomento (se houver) e endereço eletrônico para contato.

-          Indicar Grupo de Trabalho: Indicar o Grupo de Trabalho em Fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 linha, alinhado à esquerda, não negritado.

-          Resumo: A palavra Resumo deve ser escrita em fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito, espaçamento simples e toque duplo, centralizado. O resumo do trabalho deve ser escrito em fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples, justificado, sem recuo de parágrafo, contendo de 150 a 200 palavras.

-          Palavras-chave: Podem ser usadas de três a cinco palavras-chave. As palavras-chave devem ser apresentadas em fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples, justificado e separadas por ponto final.

  

Detalhes sobre o corpo do texto:

-          Fonte: Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5. Para o destaque de palavras/frases no texto utilizar o recurso itálico.

-          Indicativo de seção: De acordo com as normas da ABNT atual (NBR 6024:2003)

-          Citações: Devem ser seguidas as normas da ABNT atual (NBR 10520/2002)

-          Notas de Rodapé: Fonte Times New Roman, tamanho 10, justificado, espaçamento simples entre linhas.

-          Ilustrações e Quadros: Devem ser seguidas as normas da ABNT atual (NBR 14724/2011)

-          Tabelas: Devem ser seguidas as normas de apresentação tabular do IBGE (1993)

-          Referências: Devem seguir as normas da ABNT atual (NBR 6023/2002). Devem ser alinhadas à esquerda, fonte Times New Roman, tamanho 11, espaçamento simples e separadas entre si por espaço (toque duplo). Utilizar o recurso negrito para destacar o elemento título de cada publicação referenciada. (Exemplos de referências podem ser encontrados nos templates de cada modalidade)

-          Layout da página: papel A4, margens superior e esquerda: 3 cm; margens inferior e direita: 2 cm

-          Tamanho do trabalho (incluindo resumo e referências)

 

 Quadro 3 – Tamanho dos trabalhos

Modalidade

Quantidade de páginas

Pôster

de 6 a 8 páginas

Relato de Experiência

de 8 a 10 páginas

Comunicação Científica

de 10 a 15 páginas

 

 

5. Modalidades para submissão de trabalhos e templates

5.1 Pôster

Nessa modalidade, serão aceitas pesquisas concluídas ou em andamento e relatos de experiências, com estrita relação com o Grupo de Trabalho escolhido. Além do Pôster a ser apresentado no evento, deve ser enviado o trabalho completo, segundo as normas de formatação já apresentadas e de acordo com o template para o trabalho completo do Pôster (clique aqui)que será avaliado e, caso aceito, publicado nos anais do evento.

 

5.1.1 Normas para apresentação de Pôster, durante o evento:

-          Tamanho: o pôster deve ter 90 cm (largura) e de 120 cm (altura).

-          Ilustrações: a proposta poderá conter fotos, imagens e gráficos, desde que não exceda as dimensões.

-          Tipos de fixação: recomenda-se o uso de barbante ou nylon. Não será permitido o uso de materiais que perfurem o local de fixação do pôster. Haverá um local específico para a alocação do pôster. Porém, os autores devem se responsabilizar por sua fixação e, após o período de apresentação, por sua retirada.

Template da apresentação do pôster (clique aqui)

 

 5.2 Comunicação científica

Nessa modalidade, serão aceitas pesquisas que já possuam resultados a serem apresentados. O teor da pesquisa deve ter estrita relação com o Grupo de Trabalho escolhido. A comunicação deve apresentar os elementos comumente aceitos pela área e pelo Grupo de Trabalho, tais como a questão investigada, a revisão de literatura e/ou quadro teórico do estudo, a metodologia empregada, os resultados, as conclusões e as referências. O texto deve obedecer as normas de formatação já apresentadas e deve estar de acordo com o template para texto da Comunicação Científica (clique aqui), onde há normas mais detalhadas. Os trabalhos aceitos serão publicados nos anais do evento.

 

5.3 Relato de experiência

Nessa modalidade, serão aceitas a apresentação de relatos de experiências de ensino ou de intervenções realizadas, organizadas e documentadas. O teor do relato deve ter estrita relação com o Grupo de Trabalho escolhido. O relato deve apresentar os elementos comumente aceitos pela área e pelo Grupo de Trabalho, tais como uma introdução, uma descrição detalhada do desenvolvimento da experiência, do contexto e dos envolvidos, um relato dos resultados obtidos, reflexões do(s) autor(es) e as referências. O texto deve obedecer as normas de formatação já apresentadas e deve estar de acordo com o template para texto do Relato de Experiência (clique aqui), onde há normas mais detalhadas. Os trabalhos aceitos serão publicados nos anais do evento.

 

6. Envio dos trabalhos

-          Para envio dos trabalhos, primeiramente, o autor principal deve preencher o seguinte formulário: http://goo.gl/forms/0aE0TmT1YV

-           Após o preenchimento, o trabalho completo (versões cega e identificada) deve ser enviado, exclusivamente, para o seguinte email: cientificacbem5@gmail.com. A Comissão Científica enviará um email confirmando o recebimento dos arquivos.

-          Devem ser enviados duas versões do trabalho completo, conforme o Quadro a seguir.

 

Quadro 4 – Versão Cega e Versão identificada

 

Versão Cega

Versão Identificada

Nome do arquivo

Utilizar as letras CC (para comunicação científica), RE (para relato de experiência) e PS (para pôster) seguidas do número do CPF do primeiro autor e da palavra cega.

Utilizar as letras CC (para comunicação científica), RE (para relato de experiência) e PS (para pôster) seguidas do número do CPF e do sobrenome do primeiro autor.

Formato do Arquivo

“.doc” ou “.docx”

“.doc” ou “.docx”

Exemplos

CC02703148900cega.doc

ou

RE02703148900cega.doc

CC02703148900Pereira.docx

ou

PP02703148900Pereira.doc

Fonte: Elaboração própria da Comissão Científica

 

-          Na versão cega do trabalho, devem ser omitidos os nomes dos autores, tanto no corpo do texto quanto nas referências bibliográficas. Os nomes dos autores devem ser  substituídos por XXXX. Por exemplo, se José Oliveira submeter um trabalho, ele deve substituir Oliveira (2012) por XXXX (2012).

 

7. Cadernos de Resumos e Anais

Conforme informado anteriormente, os trabalhos serão enviados para avaliação somente após o pagamento da taxa de inscrição. E, caso sejam aceitos pela Comissão Científica, serão publicados nos Anais do evento. Além da publicação nos Anais, a esses trabalhos será reservado um espaço para apresentação dentro da programação do evento. Ainda, os trabalhos aceitos terão seus resumos incluídos num “Caderno de Resumos”.

 

8. Parceria com a RELAET

A presente edição do CBEm terá o privilégio de contar com o apoio da Rede Latinoamericana de Etnomatemática (RELAET). Esse apoio veio em forma de convite para que trabalhos apresentados durante do 5o CBEm sejam submetidos para a Revista Latinoamericana de Etnomatemática. Após submetidos e aceitos, esses trabalhos comporiam um número especial da revista.

Essa parceria está em construção juntamente com a Comissão Organizadora do evento e os editores da revista. 

De antemão, a Comissão já agradece o convite feito pelo Diretor da RELAET, Prof. Dr. Hilbert Blanco-Álvarez, e pela Coordenadora Regional da RELAET para a América do Sul, Profa. Dra. Pilar Peña-Rincón.