Weby shortcut

Pôsteres

Atualizado em 01/09/16 08:37.

PÔSTERES

 

13/09/16 (terça-feira)

9h30-10h45

Local: Núcleo de Formação Superior Indígena Takinahaky

Coord. Profa. Janice Pereira Lopes (UFG)

Autor(es)

Título

Código

Donizeth J. de Souza, Elaine de M. Macedo

A Filosofia e a Teoria da Etnomatemática:Etnomatemática

PS1.39

Eugenio Gonçalves, Heiracles M. D.Batista

Reflexões sobre etnomatemática na escola indígena e suas considerações em sala de aula

PS1.40

Isaac B. de Lima, Isabela A. A. Sousa, José F. T. da Cunha

O saber matemático observados no ofício de um grupo de pedreiros de Tangará da Serra–MT

PS3.35

Cassila B. de Carvalho, Alex J. da Silva, Sillene C. Veron, Maria A. M. de Oliveira

O jogo da aripuka: possibilidade para o ensino de matemática numa escola indígena Kaiowá Guarani

PS3.36

Welvesley S. Santos, Edinéia A. S. Galvanin, Jaqueline N. Carvalho, Jaime M. Ferreira Jr

Uma abordagem Etnomatemática:A matemática praticada pelos pedreiros

PS3.37

Joel Aquino

Os conhecimentos tradicionais indígenas de Matemática:a marcação de tempo no conhecimento Guarani e Kaiowa

PS3.38

Edson Escalante, Maria A. M. de Oliveira

Animais selvagens que tem vida negativa (azar): jogo do pira

PS3.39

Valdirene Rosa de Souza

Saberes e técnicas matemáticas da cultura africana e afro-brasileira na educação básica

PS3.40

Alice de Oliveira Sousa, Liliane de Oliveira Souza

A Etnomatemática dentro do grupo de medidores de cana-de-açúcar do município de Inhumas-GO

PS3.41

Cicero M. da Silva, Adailton A. da Silva, José F. T. da Cunha, Mônica Taffarel

Percepções sobre o conhecimento etnomatemático no oficio da marcenaria:

percepções de Conhecimento

PS3.42

Alexander Cavalcanti Valença, José Roberto da Silva

Afroetnomatemática: perspectivas de investigações na temática afro-brasileira no ensino de matemática da educação básica na Escola Quilombola.:

PS3.43

Daisy Montiel Lopes, Heiracles Mariano Dias Batista,Aldrin Cunha

Artesanato indígena: Prática pedagógica para ensino de matemática por meio da cestaria nas comunidades indígenas Guarani e Kaiowá:

PS3.44

Hofelia Madalena Pozzobon Muller, Deise Gomes da Fonseca,

APRENDIZAGEM MATEMÁTICA RURAL E ETNOMATEMÁTICA: novos entendimentos, outros significados:

PS3.45

Invanusa da Silva Pedro, Maria Aparecida Mendes de Oliveira,

Práticas e saberes presentes na construção da casa de reza kaiowá: : etnomatemática dos Kaiowá do Panambizinho

PS3.46

Sabino Adiala, Aldrin Cleyde da Cunha,Maria Aparecida Mendes, Heiracles Mariano Dias Batista

Práticas pedagógicas por meio da etnomatemática, contribuição para o ensino dos alunos na Escola Tekoha Guarani aldeia Porto Lindo Japorã – MS:

PS3.47

 

Acesse as informações aqui.